Golpe do exame admissional

Escrito por 

Atualizado 

Você recebeu uma oferta de emprego, mas antes precisa fazer um exame admissional e pagar por isso? Cuidado. Esse pode ser um golpe. O golpe do exame admissional tem enganado muitas pessoas que buscam uma boa oportunidade de trabalho. Entenda como funciona essa armadilha e como se proteger.

O que é o golpe do exame admissional?

Nesse golpe, criminosos se passam por recrutadores e grandes empresas (como Gupy, InfoJobs e Catho e Vagas.com) e oferecem falsas vagas de emprego. Eles dizem que o candidato deve fazer um exame médico para ser contratado, exigem o pagamento antecipado para o exame dizendo que o reembolso será feito ao iniciar o contrato, mas no fim o exame nunca é feito e o dinheiro é roubado.

Como o golpe do exame admissional acontece na prática?

  1. O criminoso entra em contato oferecendo uma vaga atrativa onde a vítima foi pré-aprovada sem nem mesmo realizar uma entrevista ou participar de um processo seletivo;
  2. Durante o processo, com a justificativa de "completar o cadastro" ou "adiantar a assinatura do contrato", eles coletam informações pessoais como CPF, RG, endereço e contas bancárias – que podem ser usadas para aplicar novas fraudes utilizando o nome e identidade da vítima.
  3. Após contato inicial, o candidato é informado de que precisa realizar um exame admissional obrigatório para que possa iniciar o contrato de trabalho, suposto exame deve ser feito com urgência e só em uma clínica indicada pela empresa;
  4. Após convencer a vítima a agendar o exame, ela é instruída a fazer um pagamento online para poder realizar o exame. Esse pagamento pode ser Pix, transferência bancária e até mesmo cartão de crédito;
  5. Após o pagamento, o golpista desaparece com o dinheiro da taxa paga pela vítima. Ela então descobre que a vaga era falsa e em alguns casos, só percebe o golpe ao comparecer pessoalmente no escritório real da suposta empresa que estava contratando, onde é informada de que a vaga não existe.

Dica: Nenhuma empresa legítima exige pagamento adiantado para exames admissionais. Esses custos são sempre responsabilidade do empregador, conforme a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Sinais de alerta para identificar o golpe do exame admissional

  • Vagas pré-aprovadas: fique atento ao receber ofertas de emprego em vagas onde você foi aprovado sem a necessidade de realizar uma entrevista, especialmente vagas que você não recorda ter se candidatado. Empresas raramente contratam colaboradores sem realizar processos seletivos ou entrevistas.
  • Solicitação de pagamento antecipado: de acordo com a lei da CLT, o exame admissional é de responsabilidade do empregador, ou seja, da empresa. Dessa forma você não deve realizar nenhum tipo de pagamento para que possa fazer tal exame. Desconfie de empresas e ofertas que exigem esse pagamento antecipado para iniciar as atividades.
  • Pressa e urgência para fazer o exame: além do pagamento da taxa, as empresas falsas exigem urgência na realização do exame, dessa forma a chance da vítima descobrir o golpe é menor.
  • Falta de informações claras sobre a empresa ou o processo seletivo: falsas vagas de emprego normalmente não divulgam muitas informações sobre a empresa, sem contar que muitas vezes nem mesmo existe um processo seletivo ou necessidade de entrevistas.
  • Contato feito por números pessoais ou e-mails genéricos: Os golpistas costumam usar e-mails sem domínio corporativo (como @gmail.com ou @hotmail.com) e números de celular comuns, muitas vezes sem identificações como fotos, nome da empresa ou recrutador, entre outras coisas. Empresas sérias usam canais oficiais para se comunicar, com e-mails personalizados e telefones institucionais

Consequências do golpe do exame admissional

Esse tipo de golpe pode gerar prejuízos emocionais e financeiros (mesmo que pequenos). A vítima perde o dinheiro enviado para o exame falso e, muitas vezes, compartilha informações pessoais que podem ser usadas em outros golpes. Além disso, a frustração com a situação pode impactar o emocional da vítima.

5 dicas para se proteger do golpe do exame admissional

Além de te mostrar os principais sinais para identificar o golpe, reunimos algumas dicas que vão te ajudar a se proteger do golpe do exame admissional.

Desconfie de ofertas muito boas

Não acredite em ofertas pré aprovadas, principalmente onde o salário e os benefícios parecem bons demais para ser verdade. Empresas sérias exigem um processo seletivo, especialmente para vagas com altos salários e benefícios.

Nunca pague por exames admissionais

De acordo com a lei da CLT, todas as taxas relacionadas a exames admissionais são de total responsabilidade do empregador (empresa). Dessa forma, esteja ciente de que você não deve pagar pelo exame e que esse é um forte sinal de golpe.

Verifique a reputação da empresa

Sites como Reclame Aqui e Glassdoor permitem que você busque informações sobre a empresa, sejam elas comentários e avaliações dos consumidores, ou até mesmo dos próprios colaboradores. Além disso, você pode buscar o CNPJ da empresa no site da Receita Federal para verificar seu histórico e situação legal.

Desconfie de urgências e pressões

Os criminosos dizem que a vaga é limitada ou que o exame precisa ser feito no mesmo dia, tudo para criar um clima de urgência. Essa tática serve para impedir que a pessoa tenha tempo para pesquisar, refletir ou desconfiar da proposta.

Use canais oficiais de vagas

Golpistas costumam divulgar oportunidades falsas em grupos de WhatsApp, mensagens privadas ou redes sociais, sem links confiáveis ou sites verificados. Prefira sempre plataformas reconhecidas de recrutamento, que validam as informações das empresas e oferecem mais segurança no processo seletivo.

Caí no golpe do exame admissional, o que fazer?

Se você foi vítima do golpe do exame admissional, fique tranquilo – ainda existem medidas a serem tomadas. Essas ações rápidas e imediatas ajudam a minimizar os prejuízos, além de ajudar na recuperação dos possíveis danos. Dê uma olhada aos passos essenciais para garantir sua segurança:

Reúna todas as provas de que você caiu no golpe

Reunir as evidências do golpe é um passo essencial para garantir sua segurança. Registre provas como: prints de conversas, áudios enviados e recebidos,, números de telefone, e-mails e prints da oferta de emprego. Todas essas provas ajudam no registro do B.O e na recuperação de valores perdidos no golpe.  

Abra um boletim de ocorrência online

Registrar um boletim de ocorrência é uma ação essencial após cair em um golpe. Com ele, a denúncia se torna oficial, facilita o trabalho da polícia e você pode usá-lo como base para contatar seu banco ou tentar recuperar valores perdidos.

Para facilitar o processo, selecione seu Estado abaixo e receba o link do site oficial da delegacia virtual da sua região.

Consulta de B.O

Acesse a delegacia virtual do seu Estado para registrar e consultar ocorrências.

Acessar delegacia virtual
Ícone de link externo

Sofreu um golpe? Formalize sua denúncia e aumente suas chances de resolver o problema.

Caso prefira, confira a delegacia virtual do seu estado na tabela abaixo:

Estado Sigla Site
Acre AC https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Alagoas AL https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Amapá AP https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Amazonas AM https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Bahia BA https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Ceará CE https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/del_vir_new.jsp
Espírito Santo ES https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br/deon/xhtml/solicitarregistroocorrencia.jsf
Goiás GO https://www.go.gov.br/tela-orgao/servico/registrar-ocorrencia-na-delegacia-virtual
Maranhão MA https://delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br
Mato Grosso MT https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam
Mato Grosso do Sul MS https://www.pc.ms.gov.br
Minas Gerais MG https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/
Pará PA https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/#/
Paraíba PB https://www.delegaciaonline.pb.gov.br/pages/index.xhtml
Paraná PR https://www.policiacivil.pr.gov.br/BO
Pernambuco PE https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/
Piauí PI https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Rio de Janeiro RJ https://roonline.pcivil.rj.gov.br
Rio Grande do Norte RN https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Rio Grande do Sul RS https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/index/main
Rondônia RO https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Roraima RR https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Santa Catarina SC https://delegaciavirtual.sc.gov.br
São Paulo SP https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia
Sergipe SE https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Tocantins TO https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Distrito Federal DF https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/delegacia-eletronica

Acione o MED do Pix

Caso o pagamento tenha sido feito via Pix, entre em contato com o seu banco e solicite o estorno via MED (Mecanismo Especial de Devolução Pix), uma ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil para aumentar a segurança nas transações via Pix. Ele permite que o valor perdido em golpes ou fraudes seja recuperado, desde que alguns critérios sejam atendidos:

  • O banco da vítima registra a ocorrência e aciona o MED de forma imediata;
  • O banco do suspeito bloqueia os valores, se ainda estiverem disponíveis na conta;
  • As duas instituições analisam o caso em até 7 dias corridos para verificar se há indícios de fraude;
  • Se a fraude for confirmada, o valor é devolvido à vítima em até 96 horas após a conclusão da análise.

Denuncie no SOS Golpe

O SOS Golpe é uma plataforma de denúncias online. Nela, além de registrar um golpe, por meio dos Guias de Segurança Digital, disponíveis no site – é possível encontrar informações sobre vários golpes e como se proteger deles.

Conclusão

O golpe do exame admissional atinge quem mais precisa: pessoas buscando oportunidade no mercado de trabalho ou estabilidade financeira. A boa notícia é que, com informação e cuidado, dá para se proteger. Compartilhe este alerta com quem está procurando emprego. E conte com a DAVI para estar sempre um passo à frente dos golpistas. Confira mais dicas de segurança no nosso blog.

Perguntas frequentes

O que é o MED do Pix?

É o Mecanismo Especial de Devolução, criado pelo Banco Central para casos de fraude com Pix. Deve ser solicitado ao banco em até 24h após o golpe.

Posso recuperar meu dinheiro se caí no golpe do exame admissional?

Se o pagamento foi feito via Pix e a solicitação for rápida, é possível tentar o estorno com o MED.

Como saber se uma vaga de emprego é verdadeira?

Pesquise a empresa, verifique o CNPJ e evite vagas divulgadas sem informações detalhadas de contato e processo seletivo.

É comum pedir Pix para exames admissionais?

Não. Nenhuma empresa séria solicita pagamento via Pix ou qualquer outra forma para esse tipo de exame.

Quem deve pagar o exame admissional?

A empresa contratante é a responsável por arcar com os custos do exame admissional, conforme determina a CLT.

Compartilhe
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter

Escrito por:

Felipe Almeida
Redator

Felipe Almeida tem 21 anos, estuda Publicidade e Propaganda na Unoeste e atua como estagiário de redação no blog do Davi. Apaixonado por fotografia, filmes, jogos e música, acredita na força de uma comunicação simples, direta e acessível. Traz sua visão sensível e sem filtros para cada texto, valorizando a experiência real das pessoas. Seu conteúdo é pensado para conectar, informar e facilitar a vida de quem lê.